jusbrasil.com.br
19 de Janeiro de 2017
    Adicione tópicos

    STJ - RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA : RMS 31821 SP 2010/0054634-5

    PROCESSO CIVIL. CONSTITUCIONAL. INTERVENÇÃO ESTADUAL. MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. ATRASO NO PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS. AUTARQUIA MUNICIPAL. LEGITIMIDADE DO MUNICÍPIO. INOCUIDADE DA MEDIDA. RECURSO PROVIDO.

    Superior Tribunal de Justiça
    há 7 anos
    Processo
    RMS 31821 SP 2010/0054634-5
    Orgão Julgador
    T2 - SEGUNDA TURMA
    Publicação
    DJe 28/06/2010
    Julgamento
    15 de Junho de 2010
    Relator
    Ministro CASTRO MEIRA
    Andamento do Processo

    Ementa

    PROCESSO CIVIL. CONSTITUCIONAL. INTERVENÇÃO ESTADUAL. MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. ATRASO NO PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS. AUTARQUIA MUNICIPAL. LEGITIMIDADE DO MUNICÍPIO. INOCUIDADE DA MEDIDA. RECURSO PROVIDO.

    1. Foi impetrado mandado de segurança contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que decretou a intervenção do Município de Santo André/SP, em razão do não-pagamento de precatório alimentar inscrito sob o nº 79/05 e expedido contra a Caixa de Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Santo André/SP.

    2. Em casos similares, a Segunda Turma desta Corte concluiu que: a) o mandado de segurança é remédio jurídico apto a impugnar decreto do Tribunal de Justiça que determina a intervenção no Município, em razão da natureza político-administrativo desse provimento decisório; b) o Município de Santo André/SP responde subsidiariamente pelas dívidas da autarquia municipal, pois há inequívoca relação de dependência financeira entre esses entes públicos, bem como por estar evidenciado o vínculo entre o Prefeito Municipal e a mencionada entidade da Administração Indireta; c) a decretação da intervenção estadual não seria adequada para fazer cumprir os mandamentos judiciais que ensejaram a medida, em virtude da peculiar situação vivida pelo Município de Santo André/SP, o qual possui precatórios vencidos desde o ano de 1999, sendo o caso de se procurar reduzir, segundo a ordem cronológica dos requisitórios, o passivo verificado ao longo de vários anos. 3. Recurso ordinário em mandado de segurança provido.

    Veja essa decisão na íntegra
    É gratuito. Basta se cadastrar.
    Disponível em: http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/15261730/recurso-ordinario-em-mandado-de-seguranca-rms-31821-sp-2010-0054634-5

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)