Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

É possível alterar registro de nascimento para excluir nome de ex-padrasto

há 11 anos

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ser possível alteração, no registro de nascimento de filho, para dele constar somente o nome de solteira de sua mãe, excluindo o sobrenome de seu ex-padrasto.

A filha recorreu ao STJ após ter seu pedido de retificação de registro negado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Para o tribunal estadual, a eventual alteração ulterior de nome da genitora, em decorrência de separação judicial ou divórcio, não é causa para retificação do registro de nascimento do filho.

A defesa sustentou que há possibilidade de retificação do sobrenome na certidão de nascimento para sua adequação à realidade, já que o nome da família que consta no referido documento não advém de nenhum parentesco, retirado também do registro civil de sua genitora.

Identificação da pessoa

Ao analisar a questão, o relator, ministro Luis Felipe Salomão destacou que o registro público da pessoa natural não é um fim em si mesmo, mas uma forma de proteger o direito à identificação da pessoa pelo nome e pela filiação, ou seja, o direito à identidade é causa do direito ao registro.

Por tal razão, a documentação pessoal, que cumpre o papel de viabilizar a identificação dos membros da sociedade, deve refletir fielmente a veracidade dessas informações, razão pela qual a Lei 6.015/1973 (Lei dos Registros Publicos) prevê hipóteses específicas autorizativas de modificação desses registros, acrescentou.

Por fim, Salomão concluiu que o ordenamento jurídico prevê expressamente a possibilidade de averbação, no termo de nascimento do filho, da alteração do sobrenome materno em decorrência do casamento, o que enseja a aplicação da mesma norma à hipótese inversa princípio da simetria -, ou seja, quando a genitora, em decorrência de divórcio ou separação, deixa de utilizar o nome de casada (Lei 8.560/92).

O número do processo não é divulgado em razão do sigilo judicial.

Esta página foi acessada: 128 vezes

  • Publicações19150
  • Seguidores13344
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6874
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-alterar-registro-de-nascimento-para-excluir-nome-de-ex-padrasto/100289442

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Retificação de Registro Civil (alteração de sobrenome)

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 7 anos

“Reconheci a paternidade de um filho que não é meu, mas me arrependi. E agora?”

Bianca Ragasini, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de petição inicial - revisional de alimentos [atualizado 2022]

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Para STJ, não é possível anular o reconhecimento de paternidade realizado de forma espontânea e sem vícios de consentimento

Ana Carolina Vieira , Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de Exclusão de Patronímico paterno por abandono afetivo

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu nome é "Silvana Luiza de Mattos", queria apenas excluir o primeiro nome.
Minha situação cadastral é regular e nunca fiz esse procedimento antes, Tenho 55 anos.
Como proceder? continuar lendo

A minha mãe me registrou no nome do ex marido dela sendo que ele não é meu pai biológico, e eu quero muito tirar o sobrenome nome dele o que faço? continuar lendo

Quero saber se posso retirar o nome do padrasto da minha filha da certidão de nascimento,ela tem 16 anos continuar lendo