Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Primeira instância pode extinguir exceção da verdade contra autoridade com foro sem julgar mérito

há 11 anos

A exceção da verdade contra autoridade com prerrogativa de foro passa por juízo de admissibilidade da primeira instância, que também processa e instrui o feito antes de remetê-lo ao tribunal competente. A decisão, da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mantém a extinção de processo oposto por advogado contra ação penal privada movida por desembargador do Mato Grosso.

A ministra Laurita Vaz afirmou que a exceção da verdade só deve ser remetida à instância superior, para seu julgamento de mérito, se for admitida pelo juízo de instrução.

No caso, a juíza mato-grossense entendeu que a exceção não poderia ter seguimento, porque dizia respeito a outros fatos que não os tidos pelo desembargador como lesivos à sua honra na ação penal privada movida contra o advogado. Por isso, extinguiu o processo sem avaliar seu mérito, considerando o pedido juridicamente impossível.

A relatora do caso no STJ ressaltou que eventual erro na decisão da juíza pela extinção pode ser atacado pelas vias recursais ordinárias.

  • Publicações19150
  • Seguidores13352
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações223
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-instancia-pode-extinguir-excecao-da-verdade-contra-autoridade-com-foro-sem-julgar-merito/100589437

Informações relacionadas

Jeferson Freitas Luz, Advogado
Notíciashá 4 anos

STJ: Sobre a exigência de dolo específico em crimes contra a honra.

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

A exceção da verdade nos crimes contra a honra no Código Penal

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Ofender a memória dos mortos não é crime, mas pode constituir dano moral reflexo

Entenda o processo de Dissolução, Liquidação e Extinção de sociedade

Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
Artigoshá 8 anos

A dissolução da sociedade empresarial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)