Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Gravações de vídeo servem como prova para qualificar furto por escalada de muro

há 11 anos

É válida a prova de escalada de muro com base em fotografias, gravações de vídeo e testemunhos, mesmo sem perícia específica. Com esse entendimento, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a qualificadora de furto praticado após o condenado pular por duas vezes um muro.

Para a defesa, a qualificadora não fora demonstrada pois não houve perícia válida. As provas baseadas em fotografias seriam insuficientes para demonstrar o esforço incomum que caracteriza a escalada.

Prova notória

O ministro Marco Aurélio Bellizze, relator do caso, porém, entendeu que a dinâmica do furto qualificado pela escalada foi registrada por câmeras de monitoramento. As instâncias ordinárias fundamentaram a prova de materialidade nas fotografias e filmagens lançadas nos autos.

Conforme a condenação na origem, o esforço físico incomum para pular o muro duas vezes era notório. Não é necessária lógica apurada para inferir que o sujeito atuou com engenho e astúcia não só mental, mas física, a fim de alcançar o seu destino, registram os magistrados nos autos.

O relator ressaltou que o STJ não reconhece nulidades sem provas efetivas de prejuízo. Para a jurisprudência do Tribunal, a forma não pode preponderar sobre a essência no processo penal.

Recursos modernos

Não pode o processo penal andar em descompasso com a realidade, desconsiderando-se elementos de prova mais modernos e reiteradamente usados, asseverou o ministro.

Com efeito, atualmente existem inúmeros recursos aptos a registrar imagens, as quais, na maioria das vezes, podem revelar de forma fiel a dinâmica delitiva e as circunstâncias do crime praticado, concluiu.

  • Publicações19150
  • Seguidores13352
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2323
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gravacoes-de-video-servem-como-prova-para-qualificar-furto-por-escalada-de-muro/100688602

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de São Paulo
Notíciashá 12 anos

Imagens captadas por câmeras de segurança são insuficientes para condenar acusado de furto

Leonardo Castro, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 10 anos

Legislação Comentada - Furto - Art. 155 do CP

Marcio Antunes Sousa, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Procuração para inquérito

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 4 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Criminal: XXXXX-32.2021.8.26.0581 São Manuel

Câmara dos Deputados
Notíciashá 11 anos

Divulgar imagens de câmera de segurança sem autorização poderá virar crime

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)