Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ edita súmula sobre regime prisional quando fixada a pena-base no mínimo legal

    há 14 anos

    A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou súmula segundo a qual, fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito. A orientação está contida na Súmula n. 440. O relator é o ministro Felix Fischer.

    As súmulas são a síntese de um entendimento reiterado do Tribunal sobre determinado assunto e serve como orientação para as demais instâncias da Justiça estadual e federal. O precedente mais antigo que embasou a nova súmula é da Sexta Turma do STJ. Em junho de 2004, ao analisar o habeas corpus de um condenado a quatro anos de reclusão, no regime fechado, pelo crime de roubo, os ministros entenderam que o réu fazia jus ao cumprimento da pena em regime semiaberto, conforme o artigo 33, parágrafo 2º, b, do Código Penal.

    Para o então relator do habeas corpus, ministro Nilson Naves, a imposição do regime prisional mais severo fundamentou-se tão somente na presunção de periculosidade do acusado, em face da perpetração do crime, e na gravidade abstrata do delito. Está, assim, configurado o constrangimento ilegal apontado na impetração, afirmou o ministro.

    Em outro caso, foi impetrado habeas corpus em favor de condenado à pena de cinco anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, pela prática do crime de roubo duplamente circunstanciado. A sua defesa sustentou constrangimento ilegal em razão da majoração exacerbada da pena em 3/8, na terceira fase da dosimetria da pena, sem qualquer fundamentação. Alegou, ainda, ser inadequado o regime fechado mantido pelo tribunal estadual, fundamentado na gravidade abstrata do crime.

    Os ministros da Quinta Turma, seguindo o entendimento do relator, ministro Jorge Mussi, destacaram que tanto o STJ quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) já estabeleceram, em inúmeros precedentes, que, fixada a pena-base no mínimo legal e reconhecidas as circunstâncias judiciais favoráveis ao réu, é incabível o regime prisional mais gravoso.

    Leia mais:

    Exame criminológico é tema de nova súmula do STJ

    STJ pacifica entendimento sobre extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva

    Falta grave para obtenção de livramento condicional é tema de nova súmula

    Nova súmula impede aplicar majorante de roubo em furto qualificado por concurso de agentes

    Terceira Seção aprova súmula sobre aplicação da pena em crime de roubo circunstanciado

    Ações em curso não podem ser consideradas para aumentar a pena-base, diz nova súmula

    • Publicações19150
    • Seguidores13355
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2052
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-edita-sumula-sobre-regime-prisional-quando-fixada-a-pena-base-no-minimo-legal/2171481

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    ARTIGO DO DIA - Exame criminológico e súmula 439 do STJ

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    ARTIGO DO DIA - Súmula 440 do STJ: gravidade do crime e regime inicial

    Jeferson Freitas Luz, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    18 Súmulas do STJ sobre aplicação da pena.

    Jeferson Freitas Luz, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    14 Súmulas do STJ sobre execução penal.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)