29 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 704824 MG 2021/0354781-5
Publicado por Superior Tribunal de Justiça
Detalhes da Jurisprudência
Processo
HC 704824 MG 2021/0354781-5
Órgão Julgador
T6 - SEXTA TURMA
Publicação
DJe 13/12/2021
Julgamento
7 de Dezembro de 2021
Relator
Ministro OLINDO MENEZES (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TRF 1ª REGIÃO)
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
HABEAS CORPUS. EMBRIAGUEZ AO VOLANTE. MEDIDAS CAUTELARES. FUNDAMENTAÇÃO CONCRETA. CIRCUNSTÂNCIAS FÁTICAS. REINCIDÊNCIA E PASSAGENS ANTERIORES. ILEGALIDADE AUSÊNCIA.
1. Para a aplicação das medidas cautelares diversas da prisão exige-se fundamentação específica que demonstre a necessidade (cautelaridade) e adequação de cada medida imposta no caso concreto, vetores que devem manter atualidade (art. 282, § 5º, CPP).
2. Não se verifica ilegalidade na aplicação das medidas cautelares de proibição de acesso ou frequência a determinados lugares, reconhecimento domiciliar e proibição de ausentar-se da Comarca, considerando as circunstâncias fáticas da condução de automóvel após ingestão de álcool; briga de bar e reiteração delitiva, por se tratar de reincidente e de estar cumprindo pena.
Acórdão
Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, denegar o habeas corpus, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. A Sra. Ministra Laurita Vaz e os Srs. Ministros Sebastião Reis Júnior, Rogerio Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiro votaram com o Sr. Ministro Relator.