Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 117572 SP 2008/0220045-8
Publicado por Superior Tribunal de Justiça
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
T5 - QUINTA TURMA
Publicação
DJe 15/03/2010
Julgamento
23 de Fevereiro de 2010
Relator
Ministra LAURITA VAZ
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
HABEAS CORPUS. PROCESSO PENAL. PRISÃO EM FLAGRANTE. CRIMES DEQUADRILHA ARMADA, FALSIDADE IDEOLÓGICA E ROUBO CIRCUNSTANCIADO, EMCONCURSO MATERIAL. EXCESSO DE PRAZO. FEITO NA FASE DAS ALEGAÇÕESFINAIS. SÚMULA 52 DESTA CORTE. PRISÃO PREVENTIVA. GARANTIA DA ORDEMPÚBLICA. PERICULOSIDADE CONCRETA DOS AGENTES DEMONSTRADA PELO MODUSOPERANDI. FUNDAMENTAÇÃO IDÔNEA QUE RECOMENDA A MEDIDA CONSTRITIVA.
1. Encontrando-se o feito na fase de apresentação das alegaçõesfinais, incide à espécie o comando do enunciado n.º 52 da Súmuladeste Tribunal Superior.
2. A imposição da custódia preventiva encontra-se suficientementefundamentada, em face das circunstâncias do caso que, pelascaracterísticas delineadas, retratam, in concreto, a periculosidadedos agentes, a indicar a necessidade de sua segregação para agarantia da ordem pública, em se considerando, sobretudo, o modusoperandi do delito. Precedentes.
3. Ademais, ressaltou o Juízo de primeiro grau, quanto ao réuGenivaldo Aparecido Flausino, a existência de fortes indicativos nosentido de que a atividade delituosa era reiterada, o que demonstracom clareza a perniciosidade da ação ao meio social. Precedentes.
4. Condições pessoais favoráveis do agente não têm o condão deimpedir a sua custódia cautelar, se esta encontra respaldo em outroselementos dos autos.
5. Ordem denegada, com a determinação que o feito seja sentenciadono prazo improrrogável de 30 (trinta) dias.
Acórdão
Vistos relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, denegar a ordem, com recomendação, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministros Arnaldo Esteves Lima, Napoleão Nunes Maia Filho e Jorge Mussi votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Felix Fischer.
Veja
- SÚMULA 52 DO STJ - EXCESSO DE PRAZO
- STJ -