5 de Julho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 56572 SP 2006/0062671-4
Publicado por Superior Tribunal de Justiça
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
T5 - QUINTA TURMA
Publicação
DJ 15.05.2006 p. 273
Julgamento
25 de Abril de 2006
Relator
Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
PENAL E PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. INDEFERIMENTO DE LIMINAR NO WRIT ORIGINÁRIO. MANIFESTA ILEGALIDADE. CABIMENTO DE HABEAS CORPUS PERANTE O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. INTERRUPÇÃO DE GRAVIDEZ. PATOLOGIA CONSIDERADA INCOMPATÍVEL COM A VIDA EXTRA-UTERINA. ATIPICIDADE DA CONDUTA. GESTAÇÃO NO TERMO FINAL PARA A REALIZAÇÃO DO PARTO. ORDEM PREJUDICADA.
1. A via do habeas corpus é adequada para pleitear a interrupção de gravidez fora das hipóteses previstas no Código Penal (art. 128, incs. I e II), tendo em vista a real ameaça de constrição à liberdade ambulatorial, caso a gestante venha a interromper a gravidez sem autorização judicial.
2. Consoante entendimento desta Corte, é admitida a impetração de habeas corpus contra decisão denegatória de liminar em outro writ quando presente flagrante ilegalidade.
3. Não há como desconsiderar a preocupação do legislador ordinário com a proteção e a preservação da vida e da saúde psicológica da mulher ao tratar do aborto no Código Penal, mesmo que em detrimento da vida de um feto saudável, potencialmente capaz de transformar-se numa pessoa ( CP, art. 128, incs. I e II), o que impõe reflexões com os olhos voltados para a Constituição Federal, em especial ao princípio da dignidade da pessoa humana.
4. Havendo diagnóstico médico definitivo atestando a inviabilidade de vida após o período normal de gestação, a indução antecipada do parto não tipifica o crime de aborto, uma vez que a morte do feto é inevitável, em decorrência da própria patologia.
5. Contudo, considerando que a gestação da paciente se encontra em estágio avançado, tendo atingido o termo final para a realização do parto, deve ser reconhecida a perda de objeto da presente impetração.
Acórdão
Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, julgar prejudicado o pedido. Os Srs. Ministros Felix Fischer, Gilson Dipp e Laurita Vaz votaram com o Sr. Ministro Relator.
Resumo Estruturado
(DECISÃO DO ÓRGÃO JULGADOR) POSSIBILIDADE, STJ, CONHECIMENTO, HABEAS CORPUS, QUALIDADE, HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO / HIPÓTESE, IMPUGNAÇÃO, DECISÃO MONOCRÁTICA, DESEMBARGADOR, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, INDEFERIMENTO, PEDIDO, LIMINAR, HABEAS CORPUS / INAPLICABILIDADE, SÚMULA, STF ; DECORRÊNCIA, MANIFESTA ILEGALIDADE, ATO IMPUGNADO ; OBSERVÂNCIA, JURISPRUDÊNCIA, STJ. CABIMENTO, HABEAS CORPUS PREVENTIVO, OBJETIVO, SUSPENSÃO, DECISÃO JUDICIAL, TRIBUNAL A QUO, INDEFERIMENTO, PEDIDO, INTERRUPÇÃO, GRAVIDEZ / HIPÓTESE, EXISTÊNCIA, CERTEZA, MORTE, NASCITURO, APÓS, PARTO / DECORRÊNCIA, AMEAÇA, VIOLAÇÃO, LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO, GESTANTE, INTERRUPÇÃO, GRAVIDEZ, SEM, AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. PREJUDICIALIDADE, PEDIDO, GESTANTE, REALIZAÇÃO, ABORTO / HIPÓTESE, SUPERVENIÊNCIA, TERMO FINAL, GRAVIDEZ / CARACTERIZAÇÃO, PERDA DO OBJETO, HABEAS CORPUS. (CONSIDERAÇÕES DO MINISTRO) (MIN. ARNALDO ESTEVES LIMA) POSSIBILIDADE, PODER JUDICIÁRIO, AUTORIZAÇÃO, GESTANTE, INTERRUPÇÃO, GRAVIDEZ / HIPÓTESE, NASCITURO, COM, DOENÇA GRAVE, E, CERTEZA, MORTE, APÓS, PARTO / OBSERVÂNCIA, PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL, PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ; NÃO CARACTERIZAÇÃO, DIREITO À VIDA, NASCITURO, DIREITO ABSOLUTO ; NÃO CARACTERIZAÇÃO, CRIME, ABORTO, MOTIVO, INEXISTÊNCIA, VIOLAÇÃO, BEM JURÍDICO TUTELADO, DECORRÊNCIA, CERTEZA, MORTE.
Veja
- HABEAS CORPUS - MANIFESTA ILEGALIDADE - INDEFERIMENTO LIMINAR
- STF - HC 86864/SP
- STJ - HC 37017 -SP, HC 37238 -DF
- NASCITURO - DOENÇA GRAVE - INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ
- STF - HC 84025/RJ
Doutrina
- Obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO PENAL, V. 5, FORENSE, P. 312.
- Autor: NELSON HUNGRIA
- Obra: TIPICIDADE MATERIAL, ABORTO E ANENCEFALIA, IN REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - RECJ.01.04/04.
- Autor: PAULO CÉSAR BUSATO
- Obra: CÓDIGO PENAL COMENTADO, 3ª ED., SARAIVA, P. 431.
- Autor: CÉZAR ROBERTO BITENCOURT
- Obra: ABORTO POR ANOMALIA FETAL, LETRAS LIVRES, P. 102-104.
- Autor: DIAULAS COSTA RIBEIRO E DÉBORA DINIZ
- Obra: CURSO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO, V. 2, 5ª ED., RT, P. 126.
- Autor: LUIZ RÉGIS PRADO
Referências Legislativas
- LEG:FED DEL: 002848 ANO:1940 ART : 00128 INC:00001 INC:00002
- LEG:FED SUM:****** SUM:000691
- LEG:FED CFB:****** ANO:1988 ART : 00001 INC:00003
Sucessivo
- HC 88720 RS 2007/0188614-0 DECISÃO:29/08/2007