Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 83717 MG 1995/0068689-9
Publicado por Superior Tribunal de Justiça
Detalhes da Jurisprudência
Processo
REsp 83717 MG 1995/0068689-9
Órgão Julgador
T4 - QUARTA TURMA
Publicação
DJ 09.12.1996 p. 49282 LEXSTJ vol. 94 p. 177 RT vol. 738 p. 254
Julgamento
12 de Novembro de 1996
Relator
Ministro SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
CIVIL. PENHOR. EXTRAVIO DA GARANTIA. CLAUSULA LIMITATIVA DA RESPONSABILIDADE DO CREDOR PIGNORATICIO INOPERANTE APOS A EXTINÇÃO DO CONTRATO PRINCIPAL DE MUTUO. INDENIZAÇÃO REGIDA PELO ART. 774, IV, CC. RECURSO PROVIDO.
I - O CONTRATO DE PENHOR, ACESSORIO AO CONTRATO DE MUTUO, EXTINGUIU-SE NA ESPECIE PELO IMPLEMENTO DA PRESTAÇÃO DO MUTUARIO, NÃO SUBSISTINDO A CLAUSULA LIMITATIVA DA RESPONSABILIDADE DO CREDOR, DE SORTE QUE O EXTRAVIO DO BEM EMPENHADO, NO PERIODO EM QUE O CREDOR PIGNORATICIO DETINHA O BEM NA QUALIDADE DE SIMPLES DEPOSITARIO, IMPÕE A INDENIZAÇÃO AMPLA DETERMINADA PELO ART. 774, IV, CC.
II - A REGRA GERAL DA CONVIVENCIA HUMANA, A QUAL O DIREITO DEVE PROTEÇÃO, E QUE A INDENIZAÇÃO PELA REPARAÇÃO DEVE SER A MAIS COMPLETA POSSIVEL, A FAZER JUSTIÇA NO CASO CONCRETO. SOMENTE NOS CASOS RESSALVADOS OU AUTORIZADOS POR LEI SE MOSTRA ADMISSIVEL A LIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE
Acórdão
POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO E DAR-LHE PROVIMENTO.
Resumo Estruturado
INAPLICABILIDADE, CLAUSULA, CONTRATO, PENHOR, FIXAÇÃO, LIMITAÇÃO, INDENIZAÇÃO, HIPOTESE, EXTRAVIO, BEM MOVEL, GARANTIA, EXISTENCIA, RESOLUÇÃO, VINCULO OBRIGACIONAL, CONTRATO DE MUTUO, PAGAMENTO, ANTERIORIDADE, FURTO, CARACTERIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE, CREDOR PIGNORATICIO, RESTITUIÇÃO, TOTALIDADE, VALOR. INAPLICABILIDADE, CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, CELEBRAÇÃO, CONTRATO, ANTERIORIDADE, VIGENCIA, LEI FEDERAL.