Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 80036 SP 1995/0060863-4
Publicado por Superior Tribunal de Justiça
Detalhes da Jurisprudência
Processo
REsp 80036 SP 1995/0060863-4
Órgão Julgador
T4 - QUARTA TURMA
Publicação
DJ 25.03.1996 p. 8586
Julgamento
12 de Fevereiro de 1996
Relator
Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
INCORPORAÇÃO. RESOLUÇÃO DO CONTRATO. RESTITUIÇÃO. LEI 4.591/64. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
1. O CONTRATO DE INCORPORAÇÃO, NO QUE TEM DE ESPECIFICO, E REGIDO PELA LEI QUE LHE E PROPRIA (LEI 4.591/64), MAS SOBRE ELE TAMBEM INCIDE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, QUE INTRODUZIU NO SISTEMA CIVIL PRINCIPIOS GERAIS QUE REALÇAM A JUSTIÇA CONTRATUAL, A EQUIVALENCIA DAS PRESTAÇÕES E O PRINCIPIO DA BOA-FE OBJETIVA.
2. A ABUSIVIDADE DA CLAUSULA DE DECAIMENTO, COM PREVISÃO DE PERDA DAS PARCELAS PAGAS EM FAVOR DO VENDEDOR, PODE SER RECONHECIDA TANTO NA AÇÃO PROPOSTA PELO VENDEDOR (ART. 53 DO CODECON) COMO NA DE INICIATIVA DO COMPRADOR, PORQUE A RESTITUIÇÃO E INERENTE A RESOLUÇÃO DO CONTRATO E MEIO DE EVITAR O ENRIQUECIMENTO INJUSTIFICADO.
3. POREM, NÃO VIOLA A LEI O ACORDÃO QUE EXAMINA FATOS E CONTRATOS A LUZ DO CODECON E NEGA A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO, AFASTANDO A APLICAÇÃO DA TEORIA DA IMPREVISÃO E A ALEGAÇÃO DE CULPA DA EMPRESA VENDEDORA. MANTIDO O CONTRATO, NÃO HA CUIDAR DA DEVOLUÇÃO DAS PRESTAÇÕES PAGAS. RECURSO NÃO CONHECIDO (SUMULAS 5 E 7)
Acórdão
POR UNANIMIDADE, NÃO CONHECER DO RECURSO.
Resumo Estruturado
DESCONHECIMENTO, RECURSO ESPECIAL, NECESSIDADE, REEXAME, PROVA, INTERPRETAÇÃO, CONTRATO, INCORPORAÇÃO IMOBILIARIA. POSSIBILIDADE, INCIDENCIA, PRINCIPIOS GERAIS DE DIREITO, DEVOLUÇÃO, VALOR, PAGAMENTO, HIPOTESE, RESCISÃO, EXISTENCIA, RELAÇÃO DE CONSUMO APLICAÇÃO, CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.