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21 de Outubro de 2021
2º Grau
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Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL : REsp 695718 SP 2004/0147109-3

Superior Tribunal de Justiça
há 16 anos
Detalhes da Jurisprudência
Processo
REsp 695718 SP 2004/0147109-3
Órgão Julgador
T1 - PRIMEIRA TURMA
Publicação
DJ 12.09.2005 p. 234
Julgamento
16 de Agosto de 2005
Relator
Ministro JOSÉ DELGADO
Documentos anexos
Inteiro TeorRESP_695718_SP_16.08.2005.pdf
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Ementa

ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. UTILIZAÇÃO DE FRASES DE CAMPANHA ELEITORAL NO EXERCÍCIO DO MANDATO. ADEQUAÇÃO DA VIA ELEITA. LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO. VIOLAÇÃO DO ART. 267, IV, DO CPC, REPELIDA. OFENSA AOS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS. INTERPRETAÇÃO DO ART. 11DA LEI 8.429/92. LESÃO AO ERÁRIO PÚBLICO. PRESCINDIBILIDADE. INFRINGÊNCIA DO ART. 12DA LEI 8.429/92 NÃO CONFIGURADA. SANÇÕES ADEQUADAMENTE APLICADAS. PRESERVAÇÃO DO POSICIONAMENTO DO JULGADO DE SEGUNDO GRAU.

1. Cuidam os autos de ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo em face de José Cláudio Grando, à época Prefeito Municipal de Dracena/SP, objetivando, em síntese, a sua condenação nas sanções previstas na Lei nº 8.429/92 por suposta utilização irregular das frases "Dracena Todos por Todos Rumo ao Ano 2000" e "Dracena Rumo ao Ano 2000" em fachadas de órgão públicos municipais, veículos e placas de inauguração, uniformes dos alunos das escolas e creches públicas, jornais da região, carnês de pagamento de tributos e publicações especiais. Sobreveio sentença julgando parcialmente procedente o pedido para suspender os direitos políticos do réu pelo período de três anos, proibi-lo de contratar, receber benefício, incentivos fiscais ou creditícios, diretos ou indiretos, junto ao poder público, ainda que por intermédio de pessoa jurídica, pelo mesmo prazo, bem como para condená-lo a pagar o equivalente a dez vezes sua atual remuneração, a título de multa civil e a ressarcir ao Município os gastos comprovadamente efetuados com recursos públicos na inserção da expressão e símbolo de sua campanha eleitoral em bens e atos da administração, a serem liquidados no momento oportuno, bem como a arcar com as custas e eventuais despesas processuais, extinguindo o processo nos termos do art. 269, inciso I, do CPC. O réu interpôs apelação a fim de que fosse julgado improcedente o pedido do apelado com a inversão dos ônus processuais aduzindo, preliminarmente, a incompetência absoluta do Juízo monocrático por considerar que o TJSP seria o competente para julgar o feito e carência de ação por considerar que, em sede de ação civil pública, é descabido o pedido de eventual reparação por danos ao erário em virtude de ato de improbidade administrativa. No mérito, aduziu ausência de prova do dano, cerceamento de defesa e que a sentença não apreciou a contestação. O Tribunal, por maioria, rejeitou as preliminares e negou provimento ao recurso. Insistindo pela via especial, fundamentado nas alíneas a e c, aponta o réu violação dos artigos 267, IV, do CPC, e 11, caput e inciso I, e 12, ambos da Lei nº 8.429/92. Requer seja decretada a extinção do processo sem julgamento do mérito em virtude de carência de ação ou seja reconhecida a improcedência do pedido formulado na exordial. Contra-razões apresentadas. Recurso extraordinário interposto concomitantemente, tendo sido contra-arrazoado. Juízo positivo de admissibilidade apenas ao recurso especial no que concerne à alínea c do permissivo constitucional. Houve interposição de agravo de instrumento em relação à alínea a. O Ministério Público Federal ofereceu parecer opinando pelo improvimento do recurso especial.
2. A ação civil pública protege interesses não só de ordem patrimonial como, também, de ordem moral e cívica. O seu objetivo não é apenas restabelecer a legalidade, mas também punir ou reprimir a imoralidade administrativa a par de ver observados os princípios gerais da administração. Essa ação constitui, portanto, meio adequado para resguardar o patrimônio público, buscando o ressarcimento do dano provocado ao erário, tendo o Ministério Público legitimidade para propô-la. Precedentes. Ofensa ao art. 267, IV, do CPC, que se repele.
3. A violação de princípio é o mais grave atentado cometido contra a Administração Pública porque é a completa e subversiva maneira frontal de ofender as bases orgânicas do complexo administrativo. A inobservância dos princípios acarreta responsabilidade, pois o art. 11 da Lei 8.429/92 censura “condutas que não implicam necessariamente locupletamento de caráter financeiro ou material” (Wallace Paiva Martins Júnior, “Probidade Administrativa”, Ed. Saraiva, 2ª ed., 2002).
4. O que deve inspirar o administrador público é a vontade de fazer justiça para os cidadãos, sendo eficiente para com a própria administração. O cumprimento dos princípios administrativos, além de se constituir um dever do administrador, apresenta-se como um direito subjetivo de cada cidadão. Não satisfaz mais às aspirações da Nação a atuação do Estado de modo compatível apenas com a mera ordem legal, exige-se muito mais: necessário se torna que a gestão da coisa pública obedeça a determinados princípios que conduzam à valorização da dignidade humana, ao respeito à cidadania e à construção de uma sociedade justa e solidária.
5. A elevação da dignidade do princípio da moralidade administrativa ao patamar constitucional, embora desnecessária, porque no fundo o Estado possui uma só personalidade, que é a moral, consubstancia uma conquista da Nação que, incessantemente, por todos os seus segmentos, estava a exigir uma providência mais eficaz contra a prática de atos dos agentes públicos violadores desse preceito maior.
6. A tutela específica do art. 11 da Lei 8.429/92 é dirigida às bases axiológicas e éticas da Administração, realçando o aspecto da proteção de valores imateriais integrantes de seu acervo com a censura do dano moral. Para a caracterização dessa espécie de improbidade dispensa-se o prejuízo material na medida em que censurado é o prejuízo moral. A corroborar esse entendimento, o teor do inciso III do art. 12 da lei em comento, que dispõe sobre as penas aplicáveis, sendo muito claro ao consignar, “na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver...” (sem grifo no original). O objetivo maior é a proteção dos valores éticos e morais da estrutura administrativa brasileira, independentemente da ocorrência de efetiva lesão ao erário no seu aspecto material.
7. A infringência do art. 12 da Lei 8.429/92 não se perfaz. As sanções aplicadas não foram desproporcionais, estando adequadas a um critério de razoabilidade e condizentes com os patamares estipulados para o tipo de ato acoimado de ímprobo.
8. Recurso especial conhecido, porém, desprovido

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da PRIMEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, conhecer do recurso especial, mas negar-lhe provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Francisco Falcão, Luiz Fux, Teori Albino Zavascki e Denise Arruda votaram com o Sr. Ministro Relator.

Resumo Estruturado

CABIMENTO, MINISTÉRIO PÚBLICO, AJUIZAMENTO, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, POR, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, COM, PEDIDO, REPARAÇÃO DE DANOS, DANO AO ERÁRIO / HIPÓTESE, EX-PREFEITO, PERÍODO, MANDATO ELETIVO, REALIZAÇÃO, PUBLICIDADE, COM, PROMOÇÃO PESSOAL, ÂMBITO, FACHADA, REPARTIÇÃO PÚBLICA, OBRA PÚBLICA, E, ESTABELECIMENTO DE ENSINO PÚBLICO / DECORRÊNCIA, OBJETIVO, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, PROTEÇÃO, MORALIDADE ADMINISTRATIVA, E, PATRIMÔNIO PÚBLICO. OCORRÊNCIA, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, IRRELEVÂNCIA, INEXISTÊNCIA, DANO AO ERÁRIO, OU, ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA / HIPÓTESE, EX-PREFEITO, PERÍODO, MANDATO ELETIVO, UTILIZAÇÃO, SÍMBOLO, E, LOGOTIPO, CAMPANHA POLÍTICA, ÂMBITO, FACHADA, REPARTIÇÃO PÚBLICA, OBRA PÚBLICA, E, ESTABELECIMENTO DE ENSINO PÚBLICO / DECORRÊNCIA, CARACTERIZAÇÃO, DESVIO DE FINALIDADE, COM, PROMOÇÃO PESSOAL, AGENTE POLÍTICO ; DESNECESSIDADE, DANO MATERIAL, ERÁRIO ; SUFICIÊNCIA, DEMONSTRAÇÃO, DANO MORAL, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ; OCORRÊNCIA, VIOLAÇÃO, PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, E, MORALIDADE ADMINISTRATIVA. LEGALIDADE, APLICAÇÃO, PENALIDADE, PAGAMENTO, MULTA, SUSPENSÃO DE DIREITO POLÍTICO, POR, TRÊS ANOS, E, PROIBIÇÃO, CONTRATAÇÃO, COM, PODER PÚBLICO, PELO, MESMO, PERÍODO / HIPÓTESE, CONDENAÇÃO, EX-PREFEITO, POR, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA / OBSERVÂNCIA, PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE, E, PROPORCIONALIDADE, ENTRE, ATO ILEGAL, E, PENALIDADE.

Veja

  • AÇÃO CIVIL PÚBLICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - ADEQUAÇÃO
    • STJ - RESP 620345 -PR, RESP 326194 -MG

Doutrina

  • Obra: O MUNICÍPIO E SEUS AGENTES, PORTA ALEGRE, LIVRARIA DO ADVOGADO, 2002.
  • Autor: WELLINGTON PACHECO BARROS
  • Obra: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, QUESTÕES POLÊMICAS E ATUAIS, SÃO PAULO, MALHEIROS, 2001.
  • Autor: ARISTIDES JUNQUEIRA VIEIRA
  • Obra: PROBIDADE ADMINISTRATIVA, 2ª ED., SARAIVA, 2002, P. 259-267.
  • Autor: WALLACE PAIVA MARTINS JÚNIOR

Referências Legislativas

Disponível em: https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/69704/recurso-especial-resp-695718-sp-2004-0147109-3