jusbrasil.com.br
28 de Junho de 2022
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Superior Tribunal de Justiça STJ - HABEAS CORPUS: HC 241893 ES 2012/0094608-2

Superior Tribunal de Justiça
há 10 anos

Detalhes da Jurisprudência

Processo

HC 0094608-81.2012.3.00.0000 ES 2012/0094608-2

Órgão Julgador

T5 - QUINTA TURMA

Publicação

DJe 11/10/2012

Julgamento

2 de Outubro de 2012

Relator

Ministro JORGE MUSSI

Documentos anexos

Inteiro TeorSTJ_HC_241893_9c3f0.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE DROGAS PRIVILEGIADO. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. SUBSTITUIÇÃO POR RESTRITIVAS DE DIREITOS. DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 44 DA LEI 11.343/06 PELO STF. SUSPENSÃO DA NORMA PELO SENADO. PERMUTA EM TESE ADMITIDA. ART. 44 DO CP. NATUREZA E QUANTIDADE DE ENTORPECENTE APREENDIDO. REQUISITOS SUBJETIVOS. AUSÊNCIA DE PREENCHIMENTO. BIS IN IDEM. NÃO OCORRÊNCIA. ILEGALIDADE NÃO DEMONSTRADA.

1. Considerando-se a declaração de inconstitucionalidade incidental, pelo STF, dos arts. 33, § 4º, e 44 da Lei 11.343/2006, na parte em que vedavam a substituição da pena reclusiva por medidas alternativas, e a suspensão da sua execução, pelo Senado Federal, não mais subsiste o fundamento para impedir a substituição da reprimenda corporal por restritivas de direitos aos condenados por tráfico ilícito de entorpecentes, quando atendidos os requisitos do art. 44 do Código Penal.
2. Inviável acoimar de ilegal a negativa de permuta quando não preenchido o requisito subjetivo, haja vista a gravidade da conduta delituosa perpetrada, dada a elevada quantidade de droga apreendida em poder do paciente - mais de 20 quilos de maconha - o que evidencia que, in casu, a conversão da sanção reclusiva realmente não se mostraria suficiente para a prevenção e repressão do delito denunciado.
3. Não há bis in idem na consideração negativa da quantidade e natureza da droga para elevar a pena-base e negar o benefício da permuta, pois, do contido no art. 44, III, do CP, vê-se claramente que as circunstâncias judiciais, aqui incluídas as referidas no art. 42 da Lei de Drogas, devem ser sopesadas pelo julgador no momento da análise da suficiência da medida. REGIME PRISIONAL. NARCOTRÁFICO. APONTADA ILEGALIDADE NA FIXAÇÃO DO REGIME INICIAL FECHADO. MATÉRIA NÃO EXAMINADA PELO TRIBUNAL ORIGINÁRIO. INCOMPETÊNCIA E SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. WRIT NÃO CONHECIDO NESSE PONTO. 1. Verificando-se que a Corte de origem não apreciou a questão relativa à suposta ilegalidade existente na fixação do regime fechado para o início do cumprimento da pena, tendo em vista que sequer foi alvo de insurgência nas razões recursais ofertadas, inviável a análise dessa pretensão diretamente pelo Superior Tribunal de Justiça, dada a sua incompetência para tanto e sob pena de indevida supressão de instância. 2. Habeas corpus parcialmente conhecido e, nessa extensão, denegada a ordem.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, conhecer parcialmente do pedido e, nessa parte, denegar a ordem. Os Srs. Ministros Marco Aurélio Bellizze, Campos Marques (Desembargador convocado do TJ/PR), Marilza Maynard (Desembargadora convocada do TJ/SE) e Laurita Vaz votaram com o Sr. Ministro Relator.

Referências Legislativas

Disponível em: https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/866213614/habeas-corpus-hc-241893-es-2012-0094608-2

Informações relacionadas

Renato Marcão
Artigoshá 10 anos

Liberdade provisória nos crimes de tráfico de drogas - plenário do stf declara a inconstitucionalidade da vedação contida no art. 44 da lei de drogas

Thiago Luiz Viglioni, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Habeas corpus com pedido liminar no STJ contra indeferimento de liminar no tribunal

Ademarcos Almeida Porto, Advogado
Artigoshá 2 anos

Posso mudar de cidade com o meu filho sem justificativa?

Diana Costa, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Habeas corpus - criminal - tráfico de drogas