Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gilson Dipp homenageado na reunião anual da Enccla

    há 11 anos

    O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Gilson Dipp, foi o grande homenageado da plenária final da décima reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada sexta-feira (30) em João Pessoa. Afastado de suas funções desde setembro por problemas de saúde, Dipp teve sua foto exibida no telão do evento enquanto todas as autoridades presentes o aplaudiam .

    O ministro foi lembrado por ter participado de todas as reuniões anteriores da Enccla, sendo um dos grandes entusiastas da iniciativa que, em 2003, reuniu os mais importantes órgãos de controle, fiscalização e repressão numa grande rede colaborativa para aprimorar o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no país. É uma homenagem ao grande trabalho do ministro na consolidação da Enccla. Ele esteve presente em todas as ações que foram desenvolvidas, afirmou Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça.

    A vice-presidenta em exercício do STJ, ministra Eliana Calmon, também homenageou Dipp em seu pronunciamento. Foi o ministro Dipp quem me informou sobre o trabalho da Enccla e me convidou para a reunião ano passado, no Rio Grande do Sul. Fiquei muito entusiasmada com as ações que estão sendo desenvolvidas. Hoje, tenho a responsabilidade de representá-lo, afirmou a ministra.

    A publicação comemorativa dos dez anos da Enccla, que será lançada ano que vem pelo Ministério da Justiça responsável pela congregação das 65 entidades que atuam na Estratégia , será dedicada ao ministro Dipp.

    Situação estável

    Boletim médico divulgado no começo da semana pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que o ministro Gilson Dipp está internado na Unidade de Terapia Semi-intensiva, em situação estável, alimentando-se normalmente e caminhando pelo quarto. O ministro iniciou tratamento hospitalar contra pneumonia no último dia 18 de setembro. Mas complicações o levaram a se submeter a uma cirurgia abdominal.

    A Enccla

    A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi estabelecida em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, para congregar as principais instituições de fiscalização e controle do país no combate sistêmico à lavagem de dinheiro e à corrupção. Atualmente, a rede colaborativa da Enccla reúne 65 órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os Ministérios Públicos federal e estaduais, além de entidades da sociedade civil o mais novo membro da Estratégia é a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

    Em seus dez anos, a Enccla acumula resultados expressivos, como a capacitação de 11 mil agentes e a implantação da Rede de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), composta de 16 unidades são previstas mais dez -, que já identificaram R$ 17 bilhões de ativos ilícitos por meio da análise de 815 casos.

    Na reunião de João Pessoa, foram definidas as 13 ações estratégicas a serem desenvolvidas pelos colaboradores da Enncla em 2013. Entre elas estão a implementação do cadastro de pessoas politicamente expostas (PEPs) com acesso público, a criação de órgãos de controle de procedimentos licitatórios e o estabelecimento de um órgão encarregado de administrar os bens bloqueados pelo estado.

    Esta página foi acessada: 177 vezes

    • Publicações19150
    • Seguidores13344
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilson-dipp-homenageado-na-reuniao-anual-da-enccla/100217706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)