Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ presta homenagem a Barros Monteiro, José Delgado e Paulo Gallotti

    há 11 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou na tarde desta quarta-feira (5) solenidade em homenagem aos ministros aposentados Raphael de Barros Monteiro Filho, José Augusto Delgado e Paulo Benjamin Fragoso Gallotti.

    A cerimônia, realizada no salão de recepções, contou com a presença do presidente do STJ, ministro Felix Fischer, de ministros ativos e aposentados, convidados e servidores.

    O ministro João Otávio de Noronha, escolhido pelo presidente Felix Fischer para fazer uma saudação especial aos ministros aposentados, se disse honrado com a indicação e falou do exemplo deixado pelos três juízes: Continuam altivos e ativos dando exemplo de vida que nos estimula a prosseguir em nossa caminhada, até que um dia também nós possamos alcançar as mesmas graças que os tornaram pessoas tão especiais.

    Os três magistrados são juízes de carreira. Em seu discurso, o ministro Barros Monteiro lembrou ainda que cada um deles ocupou uma Seção diferente no STJ. O ministro José Delgado judicou na Primeira Seção, eu na Segunda e o ministro Paulo Galotti na Terceira, o que significa dizer que as três Seções desta Corte se acham aqui representadas, disse.

    Retidão

    Durante a cerimônia, o ministro Felix Fischer fez a entrega de placas em homenagem ao trabalho dedicado ao STJ pelos magistrados e ressaltou que esses três nomes serão lembrados para sempre pelo Judiciário brasileiro.

    Reconhecidos pela sabedoria e capacidade de diálogo e respeitados pela habilidade jurídica e, sobretudo, pela retidão de caráter, Vossas Excelências serão lembrados por todos os que integram o Tribunal da Cidadania como cidadãos e ministros de decisões equilibradas e de posturas simples, porém combativas e impregnadas de conhecimento, afirmou o presidente em seu discurso.

    Muito emocionado, o ministro José Delgado falou de importantes lições que levou do Tribunal da Cidadania: Aqui eu aprendi a cada vez mais acreditar no homem. A cada vez mais acreditar na Justiça, a cada vez mais acreditar na inteligência daqueles que se dedicam a decidir, por último, como aplicar o direito.

    Em uma referência bem-humorada aos tempos de atividade judicante, o ministro Paulo Gallotti disse acompanhar os relatores em suas considerações. Este é um momento de mistura de sentimentos. São vários. Alegria, saudade, emoção... Embora estejamos com certa frequência em Brasília e no STJ, é inegável que o retorno, nessas circunstâncias, nos enche desses sentimentos, disse Gallotti.

    No evento, também foi lançada uma coletânea de julgados com alguns dos trabalhos mais marcantes que os magistrados deixaram registrados em sua passagem pela Corte.

    Trajetória

    Presidente do STJ no biênio 2006-2008, o ministro Barros Monteiro encerrou sua carreira de 43 anos de magistratura ao se aposentar voluntariamente em 8 de abril de 2008. Foi nomeado para o STJ em maio de 1989, depois de atuar como juiz e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Presidiu a Quarta Turma e a Segunda Seção do STJ e também atuou na Corte Especial.

    Natural de São José do Campestre, no Rio Grande do Norte, o ministro José Delgado iniciou sua carreira de magistrado em abril de 1965, assumindo o cargo de juiz de direito na comarca de São Paulo do Potengi (RN). Em 1989, foi promovido para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Chegou ao STJ em 1996, onde integrou a Primeira Turma, a Primeira Seção e a Corte Especial. Aposentou-se em 5 de junho de 2008.

    O ministro Paulo Gallotti integrou o STJ por dez anos. Juiz de carreira, o ministro atuou em várias comarcas do estado de Santa Catarina, de 1971 a 1995, quando passou a integrar o Tribunal de Justiça. Em 1999 chegou ao STJ, onde atuou na Sexta Turma, Terceira Seção e Corte Especial. Aposentou-se no dia 1º de agosto de 2009.

    Fotos:

    • Publicações19150
    • Seguidores13344
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações222
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-presta-homenagem-a-barros-monteiro-jose-delgado-e-paulo-gallotti/100549699

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)