Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Incompetência do juízo leva à anulação de provas da Operação Dallas no porto de Paranaguá

há 11 anos

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que anulou escutas telefônicas e colheita de provas da Operação Dallas, porque foram autorizadas por juízo incompetente para processar e julgar o caso.

A operação foi realizada em 2011, quando oito pessoas foram acusadas de falsidade ideológica, desvio de cargas, formação de quadrilha e outros crimes no porto de Paranaguá (PR).

Em habeas corpus impetrado no STJ, os réus pediram a restauração de um acórdão da Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que considerou ilícitas as provas colhidas e nulas as decisões firmadas no período anterior à sentença.

Em vários recursos, o Ministério Público e a defesa dos réus discutiram a competência para julgamento do caso. A última decisão, em embargos de declaração, favorável ao Ministério Público, afirmou a incompetência da Sétima Turma do TRF4 para julgar o caso e declarou competente a Oitava Turma do mesmo órgão.

Preclusão

De acordo com o voto do relator do habeas corpus, ministro Og Fernandes, o Ministério Público alegou a incompetência da Sétima Turma do TRF4 em momento inoportuno, pois o fez somente após o caso já ter sido julgado, com resultado contrário ao desejado pelo órgão ministerial.

Esta Corte Superior já se manifestou, por meio de diversos julgados, entendendo como momento processual oportuno à alegação de incompetência por prevenção aquele anterior ao julgamento do feito, sob pena de encontrar-se sanada pela preclusão eventual nulidade existente, afirmou o ministro.

Segundo Fernandes, mesmo que se leve em conta que o Ministério Público tem a função de fiscalizar a aplicação da lei, é necessário obedecer às regras processuais.

De acordo com a jurisprudência firmada por esta Corte de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, eventual nulidade pela inobservância da regra de prevenção não é absoluta, mas relativa, cujo reconhecimento está condicionado à alegação no momento processual oportuno e à demonstração do prejuízo suportado pela parte, sob pena de preclusão, explicou o ministro no voto.

  • Publicações19150
  • Seguidores13344
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações551
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incompetencia-do-juizo-leva-a-anulacao-de-provas-da-operacao-dallas-no-porto-de-paranagua/100707117

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)