Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

CEF indenizará a preço de mercado cliente que teve joias leiloadas indevidamente

há 10 anos

Uma cliente da Caixa Econômica Federal (CEF) será indenizada por ter tido suas joias empenhadas levadas indevidamente a leilão, em 2008. A decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determina que a indenização seja paga com base no valor de mercado, real e atual, das joias. Segundo os ministros, essa é a única forma de cumprir o princípio da restituição integral do dano.

A decisão foi tomada em julgamento de recurso especial interposto pela cliente contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Reformando a sentença, os magistrados de segundo grau entenderam que a indenização por dano material deveria ser paga com base no valor das joias estipulado no contrato de penhor, deduzida a quantia recebida pela cliente no empréstimo.

Seguindo o voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, a Turma deu provimento ao recurso para restabelecer a sentença. Dessa forma, a CEF deve pagar danos materiais equivalentes à diferença entre o valor efetivo das joias e o tomado em empréstimo.

Além da indenização pelos danos materiais, a CEF irá arcar com compensação por danos morais em valor equivalente ao apurado a título de danos materiais, em virtude da alienação dos bens antes do prazo para renovação do contratado de penhor. Exatamente como fixado na sentença. O TRF5 havia reduzido esse montante para R$ 2 mil.

Restituição integral

Segundo a relatora, a impossibilidade de restituição das joias empenhadas devido à venda em leilão decorreu do descumprimento contratual pelo banco. O princípio da restituição integral do dano, previsto no sistema brasileiro de responsabilidade civil, impõe que o dever de reparação material deve restaurar o patrimônio integral de quem sofreu a perda.

Nancy Andrighi destacou no voto que, de acordo com a sentença, a própria CEF admitiu que não avalia os bens empenhados pelo seu valor real. Para a ministra, o valor da garantia nesses empréstimos tem pouca relevância. Em caso de quitação do financiamento, o bem será restituído ao devedor. Se houver inadimplemento, os bens irão a leilão por seu valor atual e, descontada a dívida, o contratante receberá o saldo.

Assim, a avaliação contratual não tem por objetivo fixar eventual indenização no caso de perda do bem que, inclusive, se espera que não venha a acontecer, ponderou a ministra.

  • Publicações19150
  • Seguidores13344
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1747
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cef-indenizara-a-preco-de-mercado-cliente-que-teve-joias-leiloadas-indevidamente/114535448

Informações relacionadas

Caixa deve indenizar cliente após leilão irregular de jóias penhoradas

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX-13.2005.4.01.3600

Lauren Juliê L F T Alves, Advogado
Artigoshá 5 anos

O que acontece se sobrar dinheiro no leilão judicial?

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Você pode ter dinheiro para receber mesmo perdendo o seu imóvel em um leilão

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu também pretendo entrar com uma ação, já que perdi minhas jóias por pura maldade do funcionário uma vez que estou todo mês pagando um penhor. Achando simplesmente que estava pagando por tudo que tinha contratado estava na verdade pagando só um contrato e acabou que venceu o outro e ñ fui informada sendo que todo mês estava na agência e dizia que queria pagar tudo no meu cpf. O funcionário só cobrava um dos contratos e o outro acabou vencendo e minhas jóias foi a leilão. Pura indignação. continuar lendo