Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ recebe lançamento do livro Proporcionalidade, Bem Jurídico e Tutela Penal do Meio Ambiente

    há 8 anos

    No próximo dia 10 de novembro, às 18h30, o Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) será palco do coquetel de lançamento do livro Proporcionalidade, Bem Jurídico e Tutela Penal do Meio Ambiente, do juiz federal Marcio Luiz Coelho de Freitas.

    A obra conta com as participações dos ministros do STJ Felix Fischer, que fala sobre o tema no prefácio, e Humberto Martins, que faz a apresentação.

    O livro trata da colisão entre os princípios clássicos do direito penal, bem como intervenção mínima e seus corolários, legalidade estrita, fragmentariedade, subsidiariedade e lesividade e a necessidade político-criminal de controlar os riscos ambientais por meio do direito penal.

    Além de demarcar limites materiais do direito penal ambiental, a obra também fornece subsídios para a superação de alguns de seus maiores problemas, como sua compatibilização com a lesividade, a antecipação da intervenção penal a um momento anterior ao da produção do dano e a exclusão da tipicidade pela insignificância.

    Sobre o autor

    Marcio Luiz Coelho de Freitas foi promotor de Justiça, advogado das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. e coordenador jurídico do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da CNBB – Norte 1.

    O autor é mestre em direito ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas, onde foi titular da 2ª Vara Federal Criminal, diretor do foro e membro do Tribunal Regional Eleitoral (TER), além de professor de processo penal na Escola Superior da Magistratura. Atualmente, é juiz federal em Brasília e exerce a função de magistrado instrutor de processos penais originários no STJ.

    • Publicações19150
    • Seguidores13344
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-recebe-lancamento-do-livro-proporcionalidade-bem-juridico-e-tutela-penal-do-meio-ambiente/252466108

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)