Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Dissolução irregular da empresa, por si só, não é suficiente para a desconsideração da personalidade jurídica

há 8 anos

Meros indícios de encerramento irregular da sociedade aliados à inexistência de bens para cobrir a execução não constituem motivos suficientes para a desconsideração da personalidade jurídica. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O relator, ministro Villas Bôas Cueva, ponderou que a desconsideração da personalidade jurídica é medida excepcional, que visa reprimir atos fraudulentos. Por meio dela, afasta-se a autonomia patrimonial da empresa sempre que ela for manipulada de forma fraudulenta ou abusiva com o objetivo de frustrar credores.

O magistrado destacou que, conforme prevê o artigo 50 do Código Civil, deve ser apontada a prática pelos sócios de atos intencionais de desvio de finalidade com o propósito de fraudar terceiros ou de confusão patrimonial, manifestada pela inexistência de separação entre o patrimônio do sócio e o da sociedade executada.

Penhora infrutífera

No caso dos autos, o tribunal de origem atendeu ao pedido de uma montadora para autorizar a desconsideração de uma concessionária de veículos. Baseou-se nas tentativas infrutíferas de penhora on-line das contas bancárias da empresa executada, aliadas ao encerramento irregular das atividades da concessionária (ativa perante a Receita Federal, mas sem declarar Imposto de Renda).

O ministro relator criticou que o simples fato de a sociedade não exercer mais suas atividades no endereço em que estava sediada associado à inexistência de bens capazes de satisfazer o crédito da montadora não constituem motivos suficientes para a desconsideração da personalidade jurídica.

A decisão foi unânime.

  • Publicações19150
  • Seguidores13355
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1727
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dissolucao-irregular-da-empresa-por-si-so-nao-e-suficiente-para-a-desconsideracao-da-personalidade-juridica/255475982

Informações relacionadas

Ritielly Ruana Pires, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Cobrança de Adicional de Insalubridade

Kalyne Almeida, Advogado
Modeloshá 4 anos

Reclamação Trabalhista Doença Ocupacional Covid 19

Consultor Jurídico
Notíciashá 11 anos

Desconsideração da personalidade jurídica é excepcional

A Quarta Turma do STJ decidiu que penhora contra empresa do mesmo grupo da executada exige prévia desconsideração da personalidade jurídica

Janielli Bungenstab, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Pedido de sustentação oral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)