Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz competente para julgar ação pode ratificar atos de juiz declarado incompetente

    há 13 anos

    Quando um juízo é declarado incompetente para julgar ação, todas as suas decisões são nulas. Contudo, o juízo competente pode validar os atos do juiz anterior, incluindo o recebimento da inicial e todas as decisões anteriores à denúncia.

    Com esse fundamento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, negou liminar em habeas corpus impetrada por Armando Martins de Oliveira. Ele pretendia anular todos os atos anteriores ao recebimento da denúncia contra ele e suspender o andamento do processo, em razão da incompetência do juiz.

    No caso, o juízo da 1ª Vara Federal de Mato Grosso foi declarado incompetente para julgar o processo. Por isso, Oliveira argumentou que todas as decisões proferidas antes do recebimento da denúncia seriam nulas.

    Ocorre que após a declaração de incompetência do juízo da 1ª Vara, o caso foi remetido, por prevenção, ao juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, que ratificou os termos da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e determinou o prosseguimento do processo.

    De acordo com o presidente do STJ, o inquérito não pode ser tido como nulo porque, tendo natureza administrativa, não é alcançado pela declaração de nulidade do recebimento da denúncia, que pode ser ratificada pelo juízo competente. Além disso, ele explicou que a lógica dos artigos 108 e 567 do Código de Processo Penal permite a validação dos atos decisórios já deferidos. As provas oriundas dessas medidas cautelares não podem ser desconsideradas apenas pelo reconhecimento da incompetência, afirmou.

    Para Pargendler, se o argumento apresentado fosse aceito, um novo inquérito teria que ser instaurado e novas medidas cautelares deveriam ser examinadas, tudo para produzir provas que já existem.

    O ministro apontou também que o caso não trata de declaração de incompetência absoluta. A incompetência em função da prevenção é relativa, pelo que se tem mais um argumento no sentido de que o juiz federal competente pode ratificar as decisões do magistrado que possui a mesma competência material que a sua, concluiu Pargendler, ao negar a liminar. O mérito do habeas corpus será julgado pela Sexta Turma. O relator é o ministro Og Fernandes.

    • Publicações19150
    • Seguidores13344
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6729
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-competente-para-julgar-acao-pode-ratificar-atos-de-juiz-declarado-incompetente/2788967

    Informações relacionadas

    Milena Carolina Pereira, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Gravame incluído indevidamente

    Jamile Massad, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Os diversos meios de provas no Código de Processo Civil

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Alguns apontamentos sobre a teoria do juízo aparente

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    STJ decide: Há dever de remessa dos autos ao juízo competente em caso de processo eletrônico no NCPC

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciashá 11 meses

    STJ Abr23 - Incompetência Notória do Juízo Anula todos Atos Decisórios Processuais Penais

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Meu filho está preso a 2 anos e um mês a condena dele era de 5 anos e seis meses no 2 quinto foi transferido e agora foi falado de incompetência passou pelo tribunal e foi para cascavel onde está preso quantos dias demora para o juiz decidir? continuar lendo

    O q significa o termo validar em um processo continuar lendo