Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz não pode acolher exceção de pré-executividade sem ouvir o exequente

    há 12 anos

    O juízo de execução não pode acolher exceção de pré-executividade sem ouvir previamente o credor que move a ação, ainda que a questão apontada possa ser conhecida de ofício. A decisão é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Com esse entendimento, a Turma negou recurso especial interposto por uma destilaria contra decisao do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O acórdão considerou que ocorre cerceamento de defesa quando não é dada ao exequente (autor da execução) a oportunidade de se manifestar sobre a exceção de pré-executividade, instrumento processual no qual o devedor ataca o direito de ação de execução.

    No caso, o juízo da execução acolheu a exceção de pré-executividade para declarar a prescrição do direito de ação sem intimar a Fazenda Pública de Minas Gerais para se manifestar. O TJMG deu provimento à apelação por considerar a manifestação do credor indispensável.

    O relator do recurso, ministro Mauro Campbell Marques, destacou que, segundo a jurisprudência da Primeira Seção da STJ, a prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício, independentemente da prévia oitiva da Fazenda Pública (Súmula 409/STJ). Contudo, no caso dos autos, a sentença foi anulada em sede de reexame necessário, por falta de intimação do exequente para se manifestar sobre a exceção.

    Ao negar provimento ao recurso, Marques afirmou que é obrigatório o contraditório em sede de exceção de pré-executividade, razão pela qual não é possível que o juízo da execução acolha a exceção sem a prévia oitiva do exequente, ainda que suscitada matéria cognoscível de ofício. Todos os ministros da Turma acompanharam o voto do relator.

    • Publicações19150
    • Seguidores13342
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1039
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-nao-pode-acolher-excecao-de-pre-executividade-sem-ouvir-o-exequente/2899257

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJSP - Ação ao Juízo da Vara do 1° Núcleo Especializado de Justiça 4.0 da Comarca de são Paulo | Sp Requerente - Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública - contra Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - Detran

    Rafael Kolonetz, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo - Impugnação à Exceção de Pré-Executividade

    Jhéssika Karollyne, Bacharel em Direito
    Modeloshá 4 anos

    Agravo de instrumento: prescrição do crédito c/ efeito suspensivo, ato expropriatório.

    Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
    Modeloshá 11 anos

    [Modelo] Pedido de Citação em Novo Endereço

    Flávia Pereira Ribeiro
    Artigoshá 12 anos

    Juiz não pode acolher exceção de pré-executividade sem ouvir o exequente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)