Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Espaço Cultural recebe exposição com tema junino da artista Júlia Baptista

    há 7 anos

    O Espaço Cultural STJ inaugura na próxima quinta-feira (3) a exposição “Bandeirinhas, dançando no ar”, da artista brasiliense Júlia dos Santos Baptista. Buscando evidenciar uma relação artística entre arte contemporânea e temas folclóricos, a mostra apresenta as manifestações populares multiculturais que fazem parte da identidade brasileira.

    Em um breve histórico da tradição junina, afirma-se que as bandeirinhas e os balões são de origem asiática. Os portugueses, em suas viagens de descoberta, trouxeram para o Brasil esse tipo de decoração. Os povos indígenas e afro-brasileiros não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois se assemelham com as festas de suas próprias culturas.

    Além de percorrer as origens milenares das bandeirinhas, Júlia Baptista declara que aplica com frequência elementos de decoração junina em seu trabalho: “Esses motivos coloridos e de simetria tão simples constituem grande fonte de inspiração, pois trazem lembranças das celebrações genuinamente folclóricas que fazem parte de minhas raízes.”

    A exposição fica aberta ao público até 23 de agosto. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h. O Espaço Cultural STJ fica no segundo andar do Edifício dos Plenários.

    Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3319-8460 e 3319-8373.

    Saiba mais sobre a artista e seu trabalho.
    • Publicações19150
    • Seguidores13356
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/espaco-cultural-recebe-exposicao-com-tema-junino-da-artista-julia-baptista/483108807

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)