Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Colaboradoras do STJ com deficiência expõem no maior evento mundial de fotografia

há 5 anos

No período de 15 a 18 de novembro, duas colaboradoras do Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma com deficiência auditiva e outra com síndrome de Down, expõem fotografias na maior mostra fotográfica coletiva do mundo, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães de Brasília: o Brasília Photo Expo.

O idealizador do evento, que já está na 4ª edição, é o fotógrafo Eduardo Vergara. Este ano a exposição teve 12 mil inscrições e grande participação de grupos de pessoas com deficiências auditivas, visuais, e com Down. “Tem muitas pessoas que venceram fronteiras para estarem aqui. E nós sabemos reconhecer o valor da arte, que não é apenas uma questão técnica, a fotografia tem alma. Então, não importa se a foto foi feita de uma máquina profissional ou de um celular velho, (...) todo mundo pode fazer fotografia”, destaca Vergara.

As colaboradoras integraram uma parceria firmada entre a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ com o Projeto Surdo Foto, que tem o intuito de desenvolver outras habilidades profissionais nas pessoas com deficiência auditiva. O STJ disponibilizou o espaço físico e os organizadores do Surdo Foto ofereceram o curso gratuitamente.

Diminuição de barreiras

Simone de Souza, coordenadora da comissão, explicou que o trabalho desenvolvido pela área possui várias vertentes. Porém, o objetivo principal é “minimizar as barreiras atitudinais, arquitetônicas, urbanísticas, de comunicação, de serviços e de tecnologia, para que as pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, idosas, ou aquelas que tenham alguma necessidade de acessibilidade temporária possam acessar os serviços e instalações e sejam bem atendidas”.

Quando o processo eletrônico foi iniciado no tribunal, “chegamos a ter 300 colaboradores com deficiência auditiva trabalhando na virtualização dos processos, porém, à medida que os processos físicos diminuíram, diminuiu também a necessidade desse trabalho. Hoje o STJ conta com 150 colaboradores com deficiência auditiva”, conta Simone.

Diante dessa realidade, o STJ “tem uma preocupação grande com a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho e uma responsabilidade social em devolvê-las para a sociedade com outras habilidades profissionais desenvolvidas”, afirma a servidora.

Novos horizontes

Flávia Pompeu da Silveira possui deficiência auditiva e trabalha na seção de virtualização de petições e processos da Secretaria Judiciária do STJ. Ela participou do curso, se apaixonou pela arte, fez faculdade de fotografia e hoje está expondo suas fotos. Ela já trabalha com fotografia e vislumbra algumas áreas de atuação. “No futuro, quero me profissionalizar ainda mais e quem sabe ser uma fotógrafa famosa! Pretendo também ajudar outras pessoas com deficiência auditiva dando aulas de fotografia, para abrir novos horizontes para elas e para a minha profissão.”

Clécia Alexandra Veras de Macedo tem síndrome de Down e trabalha no gabinete da ministra Regina Helena Costa. A colaboradora também participou do curso oferecido pelo projeto Surdo Foto, o que fez despertar nela o gosto pela fotografia. As fotos expostas foram tiradas do próprio celular. “Hoje a fotografia faz parte da minha vida e, com a exposição, me senti orgulhosa de mim mesma, uma grande conquista”, celebrou.
  • Publicações19150
  • Seguidores13341
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações220
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/colaboradoras-do-stj-com-deficiencia-expoem-no-maior-evento-mundial-de-fotografia/648491612

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Maravilha de notícia! continuar lendo