Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisa Pronta trata de falência e recuperação judicial

    há 5 anos

    A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou nesta segunda-feira (19) cinco novos temas na Pesquisa Pronta. A ferramenta oferece o resultado de pesquisas sobre temas jurídicos relevantes objeto de julgamentos do tribunal.

    Direito empresarial

    Em relação à Lei 13.043/14, que acrescentou o artigo 10-A à Lei 10.522/02, possibilitando o parcelamento de crédito de empresas em recuperação, o STJ já decidiu que a edição da referida lei não repercute na jurisprudência da corte a respeito da competência do juízo da recuperação, sob pena de afrontar o princípio da preservação da empresa.

    Direito previdenciário

    A jurisprudência do STJ considera válida a norma estatutária da entidade fechada de previdência privada que exige a extinção do vínculo empregatício com o patrocinador para que o ex-participante seja autorizado a efetuar o resgate de suas contribuições.

    Direito processual penal

    Os conselheiros de Tribunais de Contas são equiparados aos magistrados por força do princípio da simetria em relação à disposição contida no artigo 73, parágrafo 3º, da Constituição Federal. Desse modo, é aplicada a eles, por analogia, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar 35/79), razão pela qual a natureza ou a gravidade do fato imputado em denúncia criminal a essas autoridades pode ensejar seu afastamento do cargo público.

    A elaboração do laudo criminológico por psiquiatra, psicólogo ou assistente psicossocial não traz qualquer mácula ou ilegalidade à decisão que indeferiu a progressão de regime com base no documento. Qualquer desses profissionais está habilitado a realizar perícia técnica compatível com o que se busca saber para a concessão do benefício de progressão de regime.

    Direito civil

    O STJ já decidiu que ação revisional não se confunde com renovatória de locação. Na revisional, as benfeitorias e acessões realizadas pelo locatário, em regra, não devem ser consideradas no cálculo do novo valor do aluguel para o mesmo contrato. No entanto, tais melhoramentos e edificações poderão ser levadas em conta na fixação do aluguel por ocasião da renovatória no novo contrato.

    Sempre disponível

    A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta a partir do menu na barra superior do site.

    • Publicações19150
    • Seguidores13344
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações261
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-pronta-trata-de-falencia-e-recuperacao-judicial/648749971

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)